História

A Fazenda Leogildo preserva em suas terras mais de um século de história. Quando o mineiro Leogildo Severiano de Souza chegou na região de São Domingos Pequeno, foi pioneiro no plantio dos primeiros pés de café arábica de Brejetuba.

Homem humilde e trabalhador dedicou-se ao cultivo da terra, tirando dela seu sustento para família, cultivou arroz, milho, feijão, banana e uma pequena criação de suinocultura. Sua dedicação especial à cultura do café lhe trouxe com o tempo uma boa colheita, com o crescimento dos negócios começou a comprar café de produtores vizinhos, usando como transporte o lombo dos animais, chamado na época de tropa. Leogildo tinha dez lotes de tropas que contavam com tropeiros e cozinheiros nas jornadas até as cidades do comércio na época, como Ibatiba, Iúna e Guaçuí.

O filho Geraldo Severiano de Souza que desde menino acompanhava de perto os trabalhos de seu pai na fazenda, herdou a paixao pelo cultivo do café. No ano de 1970, já adulto, deu continuidade ao desenvolvimento da propriedade, ampliou a plantação do café, implementou técnicas para seu manejo, melhorando a infraestrutura da propriedade e conquistando uma gestão cada vez mais eficiente.

Mais de 90 anos se passaram desde os primeiros pés de café na Fazenda Leogildo, ainda hoje a empresa que já passa pela quarta geração na sua administração, permanece com crescente vigor, valorizando o homem do campo e dedicando-se na excelência da produção e comercialização de cafés.

Sede

A sede da fazenda é composta por 204 casas de funcionários e parceiros, escritório, mercearia, sala para prova de café, posto de saúde, oficina, cantina e toda estrutura necessária para o preparo de cafés especiais.

Cantina

São servidos diariamente 100 refeições aos funcionários, entre café da manhã, almoço e jantar. A manutenção da cozinha e todo cardápio são orientados por nutricionista. Os trabalhadores recebem uma comida de qualidade e sabor típico da culinária rural.

Escritório

O escritório da fazenda foi construído no ano de 1980, possui toda infraestrutura de informática e telecomunicações necessárias à administração da propriedade.

Sala De Degustação

Local onde são feitas as provas para classificação do café. O trabalho é realizado por degustador profissional.

Voltar para o Topo